Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   Vítor, Feliciano, Alexandre e Longino-8 < 1 Vítor, Feliciano, Alexandre e Longino-9 > Vítor, Feliciano, Alexandre e Longino-10

¶De como sam Uictor fuy metido emna moo que tragiam grande companha de bestas muj a pressa aredor. E escapou delo todo quebramtado. e nom morto. e desy degolarom no. Capitulo .cciij.

DEpois que o bem auẽturado Uictor ouue ditas todas aquestas cousas emdurando na comfissaaõ de nosso senhor jhesu cristo. Mandou o adeantado com muy grande sanha. meterem em huũa moo. q estaua em meo do mercado mujto grãde. que a tragiam arredor grande companha de bestas ajuntadas per tam grande mestria que era muy esquiua cousa de uer de como andaua fortemẽte. E desque o oo o: erro por repetição do artigo definido, propiciado pela mudança de linha. bem auenturado martir foy posto em ela nom ha tam duro coraçom nem tam esquiuo q muy grãde doo ouuesse de uer a pena em que o bem auenturado martir estaua. Ca o muy grande andar da pedra quebrantou lhe todalas ceruizes. e esmehuçou lhe toda a cabeça e departia lhe todolos mẽbros do corpo. Mas como quer q aquesto fosse. aynda aly faleçia a ajuda. nem a merçe de nosso senhor. ca o anjo que o soya acompanhar emnos outros marteiros. e soya soltar as cormas e o soya tirar do muj espantoso carçer estãdo as portas çarradas. e o leuaua todalas noytes a uisitar os pobres. e a saar os ẽfermos. E reteue aly o andar daqla moo. E soltou ajuntamẽto dos paaos. e cayo pola vtude de ds. o martir solto daqlas pẽas meo morto trra. E o mal auẽturado creẽdo q aqlo era feito pola obra da vtude de ds q hia cõtra ele. foy muy sanhudo. mays que ante era. E fez leuar o santo martir ao mercado de juso. e mandou o ala degolar. E esto foy logo feito bem como ele mãdou.


Guardar XMLDownload text